segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os primeiros convocados de Mano

Aí vai a lista de convocados para o amistoso contra os EUA no dia 10 de agosto em Nova Jersey:

Goleiros: Renan (Avaí), Jefferson (Botafogo) e Victor (Grêmio)

Laterais: Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid), André Santos (Fenerbahçe) e Daniel Alves (Barcelona)

Zagueiros: David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan)

Meias: Ederson (Lyon), Carlos Eduardo (Grêmio), Hernanes (São Paulo), Sandro (Internacional), Ganso (Santos), Lucas (Liverpool), Jucilei (Corinthians) e Ramires (Benfica)

Atacantes: Robinho (Santos), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), André (Santos) e Diego Tardelli (Atlético-MG)

Quatro jogadores que estiveram na África do Sul foram convocados: Thiago Silva, Daniel Alves, Ramirez e Robinho.

E sete jogadores com idade para disputar as olimpíadas de 2012 estão na lista: Renan, Rafael, Sandro, Ganso, Neymar, André e Pato.

A lista tem 24 jogadores, porque ou Sandro (internacional) ou Hernanes (São Paulo) será liberado para jogar a final da libertadores, já que Inter e São Paulo vão se enfrentar na semifinal da competição.

Mano já avisou que gosta muito do esquema 4-2-3-1! Vamos ver se dará certo na Seleção. Boa sorte pro Mano Menezes e pro Brasil!

sábado, 24 de julho de 2010

CBF tem seu sim, finalmente !

Mano Menezes acaba de dizer no CT do Corinthians que comandará a seleção brasileira no projeto do Hexa até 2014. Depois de uma semana conturbada por conta da recusa ontem de Murici a seleção finalmente tem um técnico. Mano foi a terceira opção da CBF, que teve o cargo máximo do futebol brasileiro esnobado por Felipão e Murici.

Fica mais uma vez a lição pra Dona CBF, que não pode ter essa postura de "nariz em pé" que há anos apresenta. É necessário uma aproximação real dos clubes brasileiros, mais ação conjunta, menos politicagem. É bom lembrar que a seleção não é da CBF e sim do povo brasileiro ! É importante saber o que a galera quer da seleção e por ai pode-se buscar o perfil de técnico e jogadores que poderão suplantar os anseios da torcida !

Voltando ao Mano, sempre achei que ele ainda tinha muita lenha pra queimar antes de chegar a seleção. Quis o destino que ele chegasse antes da hora. Já aconteceu em 69, quando Zagalo chegou a seleção e acabou tricampeão mundial. Claro que ele contava com a maior seleção de todos os tempos, mas isso não apaga seus méritos. E isso pode até acontecer com Mano. Acredito que agora, o mais importante seja a reformulação da seleção para que o Brasil volte a jogar como Brasil ! Isso sim é mais importante do que Felipão, Murici ou Mano !

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mano convidado!

Depois de Muricy dizer não oficialmente à Seleção, Mano Menezes, treinador do Corinthians, foi convidado agora há pouco pra assumir a Seleção Brasileira, segundo informações do SPORTV. Vamos aguardar a confirmação do técnico, que deve ser feita até amanhã.

CBF x Flu? Fico com os dois!

A CBF quer o Muricy. O Fluminense também.

Não tem porque os dois não ficarem com ele. O contrato do Muricy com o Flu vai até o fim do ano e segundo o Clube e o próprio técnico, ele tinha dado a palavra que renovaria até 2012.

Vamos às possibilidades.
No contrato do Muricy com o Flu não há cláusula de rompimento com um possível convite pra Seleção Brasileira como parte da imprensa havia anunciado. No entanto, ele pode ser cancelado caso haja o pagamento de uma multa. Valor que, mesmo sendo alto, não seria nada difícil pra CBF bancar.

Outra opção é a CBF voltar atrás e não exigir a exclusividade do técnico do Brasil. Acho que é muito mais fácil ela voltar atrás e reconsiderar isso do que voltar atrás e chamar um outro técnico.

Se o Muricy acumulasse os dois cargos, pelo menos até o fim de 2010, não haveria problema algum já que a Seleção não tem mais competições para participar esse ano.

Outra alternativa é Muricy acumular os dois cargos até 2012. Assim cumpriria a palavra com o Fluminense e assumiria a Seleção com exclusividade na reta final da preparação pra Copa das Confederações e pra Copa do Mundo. É bom lembrar que o Brasil como sede da Copa 2014, não precisará participar das eliminatórias.

A melhor opção pra conciliar todos os lados,embora muito difícil, seria esta última. Mas nesse caso, seria bom a CBF convocar algum técnico brasileiro para uma coordenação geral de todas as divisões, possibilidade que tinha sido anunciada antes com o nome de Parreira.
Vamos aguardar o desenrolar da história. Espero que o Brasil não perca o Muricy, excelente técnico e que tem tudo pra montar um grande time pra nossa seleção.

Muricy é o novo treinador da Seleção Brasileira!



Está confirmado. A CBF anunciou hoje Muricy Ramalho como o novo técnico da Seleção Brasileira.
Muricy foi jogador do São Paulo e do Puebla (México), ganhando o título paulista em 75, o brasileiro em 77 e o campeonato mexicano em 83.
Como treinador, Muricy começou no Puebla em 93 e sem seguida foi ser o auxiliar técnico de, ninguém mais, que o mestre Telê Santana. Inclusive, Muricy substituiu Telê quando este teve que se aposentar deviso a uma isquemia.
Além do São Paulo, onde conquistou três títulos brasileiros seguidos (2006,2007 e 2008), Muricy já treinou vários times brasileiros. Conquistou também o campeonato pernambucano pelo Náutico em 2001 e 2002, o campeonato gaúcho pelo Internacional em 2003 e 2005, e o campeonato paulista em 2004. Atualmente, Muricy está no Fluminense, time que está na primeira posição do Campeonato Brasileiro.
É sem dúvida um excelente treinador. Foi a escolha mais justa por tudo que ele conquistou recentemente, principalmente o tricampeonato brasileiro pelo São Paulo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Nome de Mano Menezes ganha força



Mano Menezes, treinador do Corinthians, pode ser anunciado como novo técnico da seleção brasileira segundo informações do jornal “O Globo” de hoje (20/07/2010).

Se essa informação for confirmada, Mano será o terceiro técnico gaúcho a assumir a seleção na história recente do futebol brasileiro. Os outros dois foram Dunga e Felipão.

O novo treinador da seleção tem até segunda-feira para anunciar a convocação dos jogadores que atuam no exterior para o amistoso contra os Estados Unidos, em agosto.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novo técnico até este domingo!



Essa semana conheceremos o nome do novo técnico da Seleção Brasileira, disse hoje RIcardo Teixeira. Ainda segundo o presidente da CBF, a convocação para o amistoso contra os EUA no dia 10 de agosto terá como base jogadores que atuam no Brasil.

domingo, 18 de julho de 2010

Parreira de volta à Seleção?



Carlos Alberto Parreira pode ser o coordenador técnico do Brasil. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a CBF já teria feito o convite ao nosso técnico campeão do Mundo em 94.

Embora o nome do cargo seja o mesmo do de Zagallo em 94 e 2006, de Zico em 98 e do de Antônio Lopes em 2002, a função deve ser outra. Parreira seria um coordenador geral do futebol, sendo responsável por todas as seleções (olímpica, sub 20, principal e etc).

Uma boa notícia, se confirmada, e um grande passo pro Hexa em 2014.

As obras pra Copa!


No dia 29 de outubro de 2007, o Brasil foi escolhido pela Fifa como a sede da Copa de 2014.

A partir daí, 18 cidades se candidataram para receber os jogos e, no fim, 12 foram escolhidas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá.

Até agora vimos muitos debates sobre as melhorias em infra-estrutura e sobre as reformas dos estádios, mas pouquíssimas coisas saíram do papel.

Logo após a final da Copa 2010, o secretário-geral da Fifa Jérome Valcke disse que as obras no Brasil estão “impressionantemente atrasadas”. Ele irá acompanhar de perto, a partir deste mês, as nossas obras para 2014. Jerome também foi o responsável por acompanhar o projeto da África do Sul, que segundo ele tinha quatro pontos críticos: estádios, transporte, hospedagem e segurança. Os mesmos do Brasil, não?

Dinheiro é o que não vai faltar. A estimativa é de que sejam gastos R$ 6 bilhões na reforma/construção dos 12 estádios e mais R$ 60 bilhões em obras de infra-estrutura.
Temos que fazer bonito fora e dentro de campo.
Mãos á obra, Brasil!

Dicas desse post: Thomas Campos

terça-feira, 13 de julho de 2010

A lição da Seleção Espanhola



Os comentaristas e jornalistas apontam dois motivos principais para a vitória da Seleção Espanhola na última Copa.

O primeiro é ter a maioria absoluta dos jogadores atuando juntos nos seus clubes, principalmente no Barcelona e no Real Madrid. É só lembrarmos que talvez não por acaso a Seleção Brasileira tenha ganhado no final dos anos 50 e nos anos 60 três Copas do Mundo (58,62 e 70). Tínhamos como base sobretudo o Santos e o Botafogo.

O segundo motivo, que pra mim é o principal, é o excelente trabalho de base feito pela Real Federación Española de Fútbol nas divisões de base. No blog do Marcelo Barreto (SporTV) vemos que de 1999 pra cá, a Espanha participou de 13 finais, contando as categorias sub 16 a sub 20 e os jogos olímpicos. E o principal, 15 jogadores campeões do mundo em 2010 participaram de pelo menos uma dessas decisões.

É verdade que, assim como a Seleção Brasileira, a Espanha não usou nesta Copa 2010, nenhum jogador que também tenha disputado o último mundial sub 20 (2009). Mas se considerarmos os mundiais sub 20 anteriores (2007 e 2005), vemos vários jogadores: Piquet, Mata, Martinez, Albiol, Xavi, Llorente, David Silva e Fabregas.

Para achar um jogador da Seleção Brasileira que tenha disputado um mundial sub 20, temos que ir mais longe: em 2003, Nilmar e Daniel Alves; em 2001, Maicon, Julio Batista, Luizão e Kaká; e em 1999, Júlio César e Juan.

O importante nas divisões de base, na minha opinião, não são os títulos, mas principalmente a formação de um grupo competitivo e jovem para mesclar com os veteranos. E isto a Espanha provou que aprendeu a fazer.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mais nomes pra nossa Seleção!



Rogério Lourenço, ex técnico da seleção brasileira sub 20 e atualmente comandando o time principal do Flamengo, montou a pedido da Folha de São Paulo uma lista com os jovens talentos do futebol brasileiro que foram treinados por ele recentemente.

Rogério foi treinador da Seleção Brasileira sub 20 em 2009, conquistando o campeonato sulamericano e o vice campeonato mundial da categoria. Ele também é ex zagueiro da Seleção Brasileira e do Flamengo (da mesma geração de Leonardo, Junior Baiano e Djalminha).

Segue abaixo a lista de quem Rogério Lourenço convocaria:

Goleiros
Agenor (Internacional)
Rafael (Cruzeiro)

Lateral direito
Douglas (Goiás)
Rafael (Manchester United)


Lateral esquerdo

Fábio (Manchester United)
Dodo (Corinthians)
Diogo (São Paulo)

Zagueiro
Breno (Bayern de Munique)
Sidnei (Benfica)
Rafael Toloi (Goiás)
Mário Fernandes (Grêmio)


Volante

Sandro (Internacional --vendido ao Tottenham)
Wellington (São Paulo)
Fellipe Bastos (Ex-Benfica e agora no Vasco)
Zé Eduardo (Ex-Cruzeiro e agora no Ajax)


Meias

Giualiano (Internacional)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Alan Patrick (Santos)
Oscar (ex-São Paulo e agora no Internacional)
Philipe Coutinho (Vasco --negociado com a Inter de Milão)
Renan Oliveira (Ex-Atlético-MG e hoje no Vitória)

Atacantes
Neymar (Santos)
Walter (Internacional)
Alexandre Pato (Milan)
Henrique (São Paulo)
Wellington Silva (Fluminense)
André (Santos)

Muitos desses com certeza estarão em breve na Seleção Brasileira.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Os jogadores para a próxima Copa


Da Seleção que jogou em 2010 podem chegar em 2014 ainda com uma boa idade e com muita experiência os goleiros Júlio César e Gomes; os laterais Maicon, Daniel Alves e Michel Bastos; os zagueiros Thiago Silva e Luisão; no meio campo Kaká, Felipe Melo e Ramires; e ainda, Nilmar e Robinho no ataque.

Mas a briga pelas posições vai ser boa. Tem muito craque que deve chegar ou voltar em breve pra Seleção. Como o goleiro Vítor (Grêmio) e Felipe (Corinthians); os laterais Marcelo (ex Fluminense, atualmente no Real Madri) e Luís Filipe (La Coruña); os zagueiros David (Flamengo), Miranda (são Paulo), Alex Silva(São Paulo) e Alex (Chelsea); os meio campistas Lucas (ex grêmio e hoje no Liverpool), Anderson (Manchester), Diego (Juventus), Ganso (Santos), Thiago Neves (Al Hilal), Ronaldinho Gaúcho (Milan) e Hernanes (São Paulo); os atacantes André (ex Santos, hoje no Dínamo de Kiev), Neymar (Santos), Wagner Love (Flamengo/CSKA), Fred (Fluminense), Adriano (Roma) e Pato (Milan).

Tudo isso sem contar todas as revelações que virão do futebol brasileiro nos próximos anos.

O caminho da Seleção até 2014. Ou melhor, até 2016!

O Brasil terá um longo caminho até a Copa de 2014. Ano que vem tem Copa América na Argentina e ainda o Pré-olímpico (torneio classificatório para os Jogos Olímpicos). Em 2012, os Jogos Olímpicos de Londres. Em 2013, a Copa das Confederações no Brasil. Em 2014, a Copa do Mundo. Em 2015, a Copa América também no Brasil. Em 2016, os jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Por isso, o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse em entrevista ao SporTV que tem em mente um projeto não apenas de quatro anos (visando a próxima Copa) mas sim de seis anos. Por isso, a expectativa dele é de que a renovação na Seleção comece imediatamente, sem pressão por vitórias agora, pra colhermos os frutos mais à frente.

Quem será o novo técnico do Brasil?

Começaram as especulações. Quem será o novo técnico da Seleção Brasileira? A imprensa divulga prováveis nomes: o ex jogador Leonardo (ex técnico e dirigente do Milan), Mano Menezes (atualmente no Corinthians), Ricardo Gomes (técnico do São Paulo), Paulo Atuori, Muricy (Fluminense) e Felipão (que está voltando pro Palmeiras) são os mais cotados. Correm por fora, na minha opinião, Wanderley Luxemburgo e Dorival Junior (Santos).

Acho o Leonardo um bom nome, mas acho que ele teria que ter um coordenador técnico ao seu lado como Parreira teve Zagallo em 1994 e 2006, como Zagallo teve Zico em 1998 e como Felipão teve Antônio Lopes em 2002. Acho difícil que o Ricardo Teixeira coloque um técnico não tão experiente logo após a saída de Dunga (técnico sem experiência nenhuma antes de assumir a Seleção) sem ter alguém com mais vivência no apoio.

Por outro lado, vejo o Leonardo com o perfil ideal para assumir um cargo de supervisor de todas as divisões da Seleção (Time principal, sub 20, seleção olímpica e etc), fazendo o “meio campo” das divisões de base com a seleção principal.

Acredito que Felipão, que sempre foi um dos preferidos do Ricardo Teixeira, e Muricy Ramalho são os nomes com mais força pra assumir a nossa seleção. Vamos ver o que vem pela frente. A CBF deve anunciar o novo técnico até o fim desse mês

É hora de pensar em 2014


O Brasil foi eliminado da Copa do Mundo da África do Sul na última sexta feira. Agora é hora de começar a pensar em 2014.

È hora de começar a colocar em campo os novos talentos do nosso futebol junto com alguns jogadores experientes que terão idade pra jogar ainda a próxima Copa. Caso de Júlio César, Maicon, Daniel Alves, Kaká e Robinho, entre outros.

Também não dá pra descartar de cara outros jogadores como Juan e Luís Fabiano. Craques que provavelmente não jogarão em 2014, mas que podem passar a experiência pros mais novos nas próximas competições, como por exemplo a Copa América em 2011.

A mescla de experiência e juventude sempre foi uma poderosa receita pra um time campeão. A renovação é necessária. E ela deve ser feita gradualmente até 2014.